Tendências em eventos corporativos para os próximos anos: inovação, experiências e tecnologia

Entenda como a sustentabilidade, a tecnologia e outros fatores estarão ainda mais presentes nos eventos a partir de 2026

As principais tendências em eventos corporativos para os próximos anos seguem um movimento de constante evolução, e fazem isso com rapidez e criatividade. Novas tecnologias, formatos inovadores e sustentabilidade, entre outros fatores, estão redefinindo como as empresas se comunicam e se conectam. 

Mais do que apenas informar e serem vistos como momentos protocolares, os eventos do futuro devem inspirar, emocionar e engajar.

A seguir, apresentamos as sete principais tendências dentro desse contexto para os próximos anos. Assim, você pode pensar em como agregá-las ao seu planejamento para criar experiências incríveis.

A rotina composta por multitarefas e os diversos estímulos tecnológicos têm reduzido o tempo de atenção do público, o que faz com que uma das maiores tendências para eventos corporativos seja a objetividade e o dinamismo.

As programações tendem a ser mais curtas para evitar a dispersão e manter os participantes engajados todo o tempo.

A experiência humana já é vista como algo essencial em muitos eventos, e para os próximos anos a importância dela tende a ser ainda maior.

As empresas têm compreendido que é preciso prezar pelo bem-estar dos participantes, e estão apostando cada vez mais em:

  • Oferecer uma alimentação saudável;
  • Criar espaços de relaxamento;
  • Fornecer tradução simultânea em Libras e legendas automáticas.

Espaços com rampa e acessibilidade, de modo geral, estarão em alta, bem como a criação de agendas mais equilibradas.

O uso de aplicativos é uma forma simples e eficaz de conectar os participantes, favorecendo o networking antes mesmo de o evento acontecer.

Ao criar seu próprio app ou site, uma empresa pode apostar em iniciativas como o cruzamento de perfis, a criação de um espaço para o agendamento de reuniões e a gamificação para aumentar o engajamento e manter as expectativas em alta.

Physical. Esta palavra, representação de “físico+digital”, em português, faz parte das grandes tendências em eventos corporativos para os próximos anos.

Muitas marcas têm apostado na realização de eventos que acontecem nos formatos presencial e online de forma simultânea. Mas a tendência physical não se trata apenas disso.

O foco, nesse caso, é criar continuidade no que diz respeito ao contato e à interação com os participantes, em todas as etapas.

Antes de o evento acontecer, pode-se usar a gamificação, por exemplo, e, na data em si, disponibilizar totens interativos e realidade aumentada para tornar a experiência mais imersiva. Após o término, o acesso a conteúdos exclusivos por meio de QR Codes mantém todos engajados com a marca por mais tempo.

Empresas organizadoras de eventos, bem como seus clientes, apostarão ainda mais em ações que gerem o menor impacto possível no meio ambiente, ao mesmo tempo em que possibilitam a criação de momentos de interação entre as marcas e seus diferentes públicos.

As boas práticas, nesse sentido, estarão pautadas em substituições que estimulam e incentivam os participantes a adotarem iniciativas igualmente sustentáveis. O que inclui fornecer brindes feitos de materiais recicláveis, utilizar apenas convites online e trabalhar com fornecedores locais.

Aqui, duas tendências (sustentabilidade e physical) são vistas em uma proposta inovadora, que tem tudo para ganhar o mercado nos próximos anos!

Chamada originalmente de Digital Swag Boss, essa tendência pode ser traduzida como a oferta de brindes digitais, sendo eles conteúdos online exclusivos ou mesmo a oferta de brindes diversos, como a assinatura de streamings e vale-compras.

O perfil do público deve ser analisado previamente, sendo necessário um breve estudo do que pode funcionar melhor. Mas, por outro lado, há economia de tempo e dinheiro em relação a transporte e estoque, o que certamente favorece a organização de qualquer evento.

Entreter os participantes e deixá-los imersos na proposta do evento, do início ao fim, será um desafio menor para as marcas que abraçarem a tendência de adotar formatos mais inovadores a partir de 2026.

Além de ofertarem mais dinamismo, por meio de programações mais enxutas e palestras mais curtas, elas terão melhores resultados adotando formatos inovadores, que façam o público reter melhor o conteúdo e se inspirar com ele.

Um workshop onde todos possam “colocar a mão na massa”, trocas inspiracionais, estilo TED, uma espécie de talk-show com painéis rotativos. Para se destacar nos próximos anos, vale a pena apostar em ideias como essas!

As tendências em eventos corporativos existem para ajudar a guiar o mercado, mostrando novas possibilidades para que empresas de todos os nichos e tamanhos se mantenham alinhadas com clientes, colaboradores e parceiros.

Mas, independentemente da tendência seguida, a escolha do local onde tudo vai acontecer faz toda a diferença. 

Nas casas do Grupo Quintal, você encontra todo o suporte para que o evento da sua marca seja uma verdadeira experiência, com os melhores resultados: de ambientes versáteis a um suporte completo de estrutura, somos a parceria ideal para este grande momento do seu negócio!

Descubra quais são os erros mais comuns na organização de eventos corporativos e como evitá-los!